Óleo de Peixe (Ômega 3)

Óleo de peixe: o melhor suplemento… para tudo!

O óleo de peixe (fonte de ômega 3) é um dos nossos suplementos favoritos porque ele traz benefícios para diversos aspectos da saúde, composição corporal e performance. Se existe um suplemento “faz tudo”, o óleo de peixe é um sério candidato a levar o troféu.

Todo mundo, não importa seu objetivo (emagrecer, ganhar massa, saúde etc.), pode se beneficiar do óleo de peixe.

 

Por que o óleo de peixe é tão bom assim? Por que todo mundo deveria tomar?

Porque ele é a melhor forma de se obter ômega 3, um ácido graxo essencial (ou seja, que o corpo humano não produz), principalmente em suas formas EPA e DHA, as mais facilmente absorvidas pelo corpo humano.

E por que o ômega 3 é tão importante para a saúde humana?

Isso tudo está relacionado à proporção de ômega 6 para ômega 3 em nossa dieta. O corpo humano evoluiu em uma dieta que tinha ômega 6 e ômega 3 em uma proporção mais ou menos igual (proporção aproximada de 1:1).

O problema é que as dietas modernas tipicamente apresentam uma proporção totalmente distorcida de ômega 6/3, que varia de 15:1 a 50:1. Ou seja, nós estamos consumindo muito mais ômega 6 que ômega 3 e isso traz sérias consequências para nossa saúde.

Essa desproporção é uma das razões primárias para o aumento de doenças relacionadas à cascata inflamatória, como câncer, problemas cardiovasculares e autoimunes, só para citar alguns.

Diversas pesquisas indicam que trazer a relação de ômega 6/3 para perto do 1:1 é uma forma efetiva de tratar e prevenir muitas dessas doenças. A suplementação com óleo de peixe é um jeito rápido e fácil para melhorar essa proporção.

 

 

Benefícios do óleo de peixe (e do ômega 3) para a saúde

A lista de benefícios do óleo de peixe é grande… e todo ano surgem pesquisas reforçando seus benefícios e apontando novos. A página de ômega 3 da wikipédia é bem incompleta e não faz justiça a essa poderosa substância. Veja alguns abaixo:

1. Saúde das membranas celulars: O EPA e o DHA asseguram que as membranas celulares irão se manter saudáveis. Isso resulta em diminuição de armazenamento de gordura nos adipócitos (células de gordura).

2. Ativa os genes lipolíticos (genes que comandam a queima de gordura).

3. Desativa os genes lipogênicos (genes que comandam o armazenamento de gordura).

4. Diminui os fatores de risco associados com diversas doenças inflamatórias, incluindo a aterosclerose, angina, doença coronária, ataque cardíaco, derrame, insuficiência cardíaca congestiva e diabetes. A parte de DHA do ômega 3 parece ser mais responsável por esse efeito protetor. O DHA também tem a melhor capacidade de reduzir a pressão arterial.

5. Aumenta a utilização dos depósitos de gordura como fonte de energia.

6. Reduz a inflamação do treinamento físico.

7. Melhora a dor a partir da redução da inflamação.

8. O EPA regula o fornecimento de sangue ao cérebro, o que é essencial para manter o foco nas sessões de treinamento de peso. O DHA é importante para as membranas do cérebro, memória e função cognitiva.

9. O óleo de peixe aumenta os níveis de serotonina (o neurotransmissor da “felicidade”). Portanto, isso vai diminuir a incidência de depressão, ansiedade, ataques de pânico, e reduzir a compulsão por carboidratos.

10. Melhora seu perfil de risco cardiovascular, diminuindo o vLDL (colesterol ruim), triglicérides, homocisteína, fibrinogênio e aumentando os níveis de HDL (colesterol bom).

11. Diminui a pressão arterial por diversos mecanismos. Entre eles, o aumento da vasodilatação, redução da inflamação vascular e a inibição de um constrictor do vaso sanguíneo (o tromboxano).

12. É ótimo para combater o estresse. A suplementação com ômega 3 inibe a ativação adrenal de aldosterona, adrenalina e noradrenalina (catecolaminas) provocadas pelo estresse mental. Portanto, quem toma óleo de peixe sofre menos com o estresse.

>> Clique aqui para comprar óleo de peixe (ômega 3) pelo melhor preço

 

Recomendações

Qual a dose recomendada de óleo de peixe por dia?

A nossa recomendação de dose diária é de 6 a 10 cápsulas de 1 grama (1,8g a 3g de ômega 3)

A dose mínima recomendada por dia são 6 cápsulas. As cápsulas normalmente possuem 180mg de EPA e 120mg de DHA, então seis cápsulas por dia são o equivalente a 1020mg de epa e 720mg de DHA, para um total de 1,8g de ômega 3. Isso vai beneficiar qualquer pessoa, em qualquer nível.

Se você está interessado em óleo de peixe para ganho muscular, há um estudo interessante que usou 3 gramas de ômega 3 por dia. Isso dá uma dose diária de 10 cápsulas de 1 g. Para a maioria das pessoas, isso é mais do que suficiente.

Vale lembrar, no entanto, que o que importa realmente é a proporção de ômega 6 e ômega 3 na sua dieta. Se sua ingestão de ômega 6 é menor que a média da população, você provavelmente irá precisar de uma suplementação menor de óleo de peixe que a maioria das pessoas.

E se eu tomar mais do que isso por dia? É possível tomar óleo de peixe demais?

Sim. Apesar de Charles Poliquin, um famoso e respeitado treinador de atletas olímpicos, recomendar megadoses diárias de 30 a 45 gramas de óleo de peixe, não há pesquisas suficientes para suportar esse tipo de afirmação.

E há pesquisas comprovando que existe um ponto em que a membrana das células vai se saturar de ômega 3. Nesse caso, ingerir mais óleo de peixe será apenas desperdício.

Além disso, megadoses de ômega 3 podem prejudicar o sistema imunológico do seu corpo, além de prejudicar também a liberação de insulina. Doses diárias de 3g de ômega 3 (ou 10 cápsulas de 1g) são seguras, comprovadas em pesquisas e vão oferecer o máximo de resultados possíveis.

>> Clique aqui para comprar óleo de peixe (ômega 3) pelo melhor preço

 

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

4 Responses to Óleo de Peixe (Ômega 3)

  1. Antonio Lino Pereira 08/09/2012 at 12:06 am #

    o oleo deve ser muito bom!!!!!!!!

  2. Antonio Conceição 08/09/2012 at 8:12 pm #

    Esse é um suplemento indispensavél.

  3. Marli Emília Sousa Almeida 28/09/2012 at 12:29 pm #

    Minha pesquisa do mestrado é sobre extração de óleo de peixe e sou coordenadora de Pólo de curso técnico em pesca e aquicultura onde meus alunos estão iniciando uma pesquisa sobre a aceitação desta prática na comunidade e os benefícios que o produto poderá trazer. como vocês poderiam me ajudar com uma palestra mesmo que seja por teleconferência? Gostaria que eles conhecessem alguns produtos e se interassem melhor no assunto depois gostaria de abrir para as comunidades vizinhas.
    Também seria uma boa oportunidade de divulgar o produto.

  4. Marli Emília Sousa Almeida 28/09/2012 at 12:29 pm #

    meu contato marliemilia@gmail.com

Deixe uma resposta

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *